28/01/2020
NBR 15.575
Norma ABNT NBR 15.575, saiba abaixo do que se trata e como fazer uso dela.
A Norma de desempenho é um divisor de águas na construção civil do Brasil e o segmento de acústica se fortaleceu muito, pois até então não se pensava em acústica ao se projetar e construir edificações residenciais. É a primeira Norma Brasileira q apresenta requisitos de isolamento acústico. Vale registrar q existem Normas de acústica no Brasil desde a década de 80, mas com foco nos limites aceitáveis dentro e fora das edificações. Após 6 anos de vigorar, a NBR 15.575 estimulou o desenvolvimento de novos materiais acústicos e fomentou a demanda por consultorias nas áreas do conforto ambiental:- Acústico,
- Térmico e
- Lumínico.
Mas... o que é a norma NBR 15.575?
A NBR 15.575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor.- Tem como principal objetivo prezar por:
- Conforto
- Higiene
- Estabilidade
- Vida útil da construção
- Segurança estrutural contra
- Incêndio
- Transmissão de ruídos internos e externos.
-
Desempenho Estrutural
-
Segurança contra incêndio
-
Uso e operação
-
Estanqueidade
- O excesso de umidade é bastante conhecido por causar doenças respiratórias, colônia de fungos e também por diminuir a durabilidade de uma construção. Ela só aparece por causa da falta de controle da estanqueidade da água nas edificações. Por isso, para resolver este problema e, diminuir a incidência deste inconveniente, a norma estabelece critérios rígidos de estanqueidade em áreas sujeitas a contato com água para evitar que este problema apareça.
-
Desempenho Térmico
-
Desempenho Acústico
-
Desempenho Iluminótico
- E o que determina os níveis adequados para iluminações naturais e artificiais de uma edificação habitacional. Basicamente a esta norma agrupa outras normas da ABNT: a NBR 5413 (para iluminações artificiais) e a NBR 5413 (iluminação natural proveniente das atividades diárias em residencias, comércios, escolas, etc.
-
Durabilidade e Manutenibilidade
-
Saúde, higiene e qualidade do ar
- De acordo com a norma, estar de acordo com as regulamentações da ANVISA, códigos sanitários, legislações de saúde, higiene e qualidade do ar vigentes é obrigatório em uma construção. As condições das instalações das edificações dever ser adequadas com a salubridade dos usuários e a extinção de contaminadores (ratos, parasitas, insetos, etc), bactérias, gases tóxicos, etc.
-
Funcionalidade e acessibilidade
-
Conforto tátil, visual e antropodinâmico
-
Adequação Ambiental
.